Crowdsourcing and crowdfunding Platform for entrepreneurs and investors


Main Content

O termo recife artificial refere-se a um grupo de estruturas assentadas no assoalho marinho criando substrato para a colonização biológica, permitindo o desenvolvimento gradual em um ecossistema semelhante aos dos habitats naturais e dos quais seus organismos se originaram. Sua implantação remodela o cenário do fundo marinho com estruturas rígidas de grande porte e de diversas origens tais como blocos rochosos, dejetos industriais e de construção civil ou estruturas especialmente confeccionadas.


Atrair espécies e impulsionar a biodiversidade: estes são os principais objetivos dos recifes artificiais, estruturas construídas pelo homem a partir de diversos materiais e implantadas em diversos ecossistemas aquáticos.



Motivação:
Com quase 20 anos atuando no setor de transformação plástica, grande parte com produtos reciclados, verifiquei que o plástico pode ser um aliado do meio ambiente, desde que devidamente tratado e processado.
O material plástico está cada vez mais presente em nosso mundo moderno devido à sua praticidade e as tendências são de contínuo crescimento do seu uso. Este material preserva nos produtos descartados grande parte das propriedades que o fazem tão atrativo, em especial a moldabilidade, leveza e durabilidade.
Infelizmente para alguns usos o produto reciclado não pode ser reutilizado, em especial aos segmentos sensíveis a contaminação, tais como alimentício e farmacêutico, e também onde são necessárias maior desempenho das propriedades mecânicas, fator que não pode ser garantido a partir de um material heterogêneo.
Por outro lado, há setores em que este material plástico reciclado pode ser convenientemente empregado, com excelentes resultados, na preparação de estruturas leves e de fácil manuseio. Neste sentido vislumbrou-se a possibilidade de confecção de estruturas básicas que pudessem ser utilizadas como recifes artificiais com posterior completação com material rochoso ou denso.

Protótipos:
Na fase inicial do desenvolvimento deste projeto confeccionamos dois protótipos, compreendendo estruturas que podem ser montadas ou acopladas no fundo marinho para a formação de Recifes de grande porte, mais complexos e com possibilidade de abrigar peixes grandes e uma biodiversidade maior.
O material ainda está em estudo e precisa ser validado pelas entidades competentes!


Protótipo 1: Estrutura mimetizando um Recife de Coral

Protótipo 2: Estrutura para acoplagem


Modelo de negócio:
Este projeto tem como proposta vender as estruturas para montagem de Recifes Artificiais em solo marinho, bem como vender (com parcerias) os serviços de preparação das respectivas estruturas finais em solo marinho. Vislumbramos como potenciais clientes entidades governamentais, entidades de apoio a projetos ambientais e empresas interessadas em associar sua marca à preservação da vida marinha.


Experiência:
Tenho mais de 18 anos de experiência no ramo de transformação plástica, em especial extrusão e termoformagem. Nos últimos anos tenho me dedicado na utilização de material reciclado para a confecção de produtos não descartáveis, tais como vasos e suportes, que são comercializados como acessórios de paisagismo em floriculturas e casas do ramo. 
Com uma equipe de 3 profissionais, temos conhecimento e capacidade para a seleção ou aquisição do material apropriado, bem como a transformação em estruturas rígidas que possam ser utilizadas para o propósito deste projeto, confecção de protótipos para testes e suporte para a confecção de moldes visando a produção em maior escala.


Investidor:
Este projeto necessitará do aporte de investidor para suportar:
Fase 1: etapas de validação da proposta, testes, obtenção de licenças e recomendações pelas entidades competentes.
Fase 2: confecção de molde, aquisição dos equipamentos e estruturação da unidade de produção.
A estimativa de investimento é de R$ 2,5 milhões nestas duas etapas, tendo como contrapartida a venda de cotas de participação da nova empresa a ser negociado com os proponentes.


Mentoria e Suporte:
Gostaríamos de mentoria, suporte e colaboração de partes interessadas nas diversas áreas que envolvem o projeto e a nova empresa, em especial:

- Apoio governamental e de entidades: estruturação das entidades a serem envolvidas para o desenvolvimento do projeto
- Marketing: elaboração de material informativo e estratégia de venda para empresas interessadas
- Planejamento das etapas de validação e licenciamento
- Realização de testes em solo marinho


Parcerias:
Algumas parcerias precisarão ser desenvolvidas para o andamento deste projeto. Em especial destacamos a necessidade de:

- Parceiros para o serviço de campo (alto-mar), envolvendo embarcações e mergulho;
- Consultorias ambientais que possam realizar o mapeamento das áreas mais adequadas para instalação de estruturas, assessoramento nas questões legais e obtenção de licenças
- Assessoramento comercial


What is your specialty? Your area of expertise and best services?


Present your qualifications on the Winpulse Network Platform and give visibility to your professional services, consultancy, or company!


If you are a professional service provider, you will be able to identify opportunities in user initiatives, as well as offer your services on the platform, sell content or solutions.


2022 © All rights reserved to Winpulse Network

Designed & Developed by LEADconcept